Dentre os tipos de mídia, essa é a mais tradicional. Consiste em usar várias ferramentas de promoção e propaganda de serviços e produtos. Essas ferramentas são as mídias off-line. Entre elas estão:
- Ações nos pontos de venda;
- Uso de panfletos;
- Organização de eventos;
- Distribuição de folders;
- Fazer propaganda em TV e rádio;
- Divulgar anúncios em jornais e revistas;
- Envio de mala direta, entre outros.
Durante um longo tempo, o marketing off-line foi a única maneira de se fazer marketing. Mesmo com o nascimento da internet, as mídias off-line ainda são utilizadas em muitos casos, como os citados acima.
Para que se possa obter sucesso usando o marketing off-line, é preciso muita criatividade na criação das mídias. Uma coisa interessante a ser feita é usar a embalagem do seu produto como mais um dos tipos de mídia off-line.
Benefícios das mídias off-line
O marketing e os tipos de mídia off-line não são estratégias e ações ultrapassadas. Ainda é possível criar uma campanha que impacte nos meios off-line. No entanto, é preciso lembrar que se faz necessário um planejamento e uma estratégia muito bem estruturados para que se possa atingir os resultados e os objetivos esperados.
A seguir, iremos indicar dois principais benefícios que uma estratégia utilizando mídia off-line pode trazer para a sua empresa:
- Conseguir alcançar um público determinado:
É preciso levar em consideração que boa parte dos brasileiros reside em regiões mais afastadas ou pobres, onde o sinal de rede de internet costuma não chegar. Sendo assim, o rádio e a televisão continuam sendo mídias off-line eficientes para alcançar esse público determinado.
- Maior credibilidade das mídias off-line tradicionais:
Por outro lado, as mídias off-line mais tradicionais, como o jornal, a televisão e o rádio, ainda trazem um pouco mais de credibilidade ao público do que a internet, por causa do valor dessas ferramentas há muito tempo. Por isso, criar uma estratégia onde se utiliza essas mídias off-line para associar a marca de sua empresa pode ser bem interessante para os resultados.
Como usar as mídias off-line?
Para começar a usar as mídias off-line como estratégia para o marketing de sua empresa, é necessário possuir um planejamento eficiente, além de fazer o orçamento da criação dessas peças, das campanhas publicitárias e da compra de espaços nos veículos tradicionais.
Nesse caso, estamos falando de custos com matéria-prima, tinta, gráfica, etc. Por isso que, em geral, o investimento em marketing off-line costuma ser mais caro.